quinta-feira, outubro 12, 2006

Voo 93

Sinopse
Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.

Ficha Técnica
Título Original: United 93 Gênero: Drama
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estúdio: Universal Pictures / Working Title Films / Studio Canal / Sidney Kimmel Entertainment Distribuição: Universal Pictures / UIP / Buena Vista International
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Paul Greengrass
Produção: Tim Bevan, Eric Fellner e Lloyd Levin


Sentei-me ontem no sofá para ver o Voo 93 com expectativas elevadas. Não sei se por o filme relatar supostos acontecimentos ocorridos durante o 11 de Setembro, a maioria das opiniões sobre ele são favoráveis e até muito glorificantes.
Eu sinceramente considero-o o pior filme que vi nos últimos tempos. Em termos técnicos bastante repreensível, a meu ver. Fotografia, cenários… Nada transmite realismo ao filme.
As interpretações são na sua maior parte inconsistentes e as personagens vazias de conteúdo.
Acrescente-se um argumento que explora uma tensão dramática de personagens que não conhecemos e dos seus familiares que chega a ser irrealista.
Existem outras tantas inconsistências, tantas chamadas realizadas de telemóvel de dentro do avião, os supostos terroristas assustados, incertos e muito pouco “fanáticos” para o que era de esperar de pessoas que estão dispostos a morrer e a matar em nome de uma fé. Para além de que o espaço que foi dado aos passageiros para montarem a acção de revolta seja despropositado para a situação.
Não gostei realmente do filme, não ponho em causa a sua verdade ou mentira, visto que as teorias são muitas e há mesmo algumas que afirmam a não existência deste voo.
A mim parece-me que na tentativa de explorar um evento do 11 de Setembro foram descuradas outras partes muito importantes, queria-se um filme enquanto obra de arte e não enquanto comentário cru de factos que ainda por cima se apresentam inconsistentes.

1 comentário:

PM disse...

Haja Deus e finalmente, alguém que, tal como eu, ache o filme terrível!!!

Há coisas irreais... Coisas que jamais poderiam acontecer!!!

A verdade é que também já estamos fartos de saber a história e há muito pouco que nos possa surpreender. Mas continuo a achar que tudo isto só vem piorar a imagem dos americanos, no mundo. Entao o Presidente só dá ordem de ataque unas 4 horas depois???
Oh meus amigos...