terça-feira, agosto 14, 2007

È desta!


Quando iniciei o blog, um dos primeiros posts foi sobre a minha vontade de deixar de fumar, ou melhor, sobre a hipotética vontade de deixar de fumar que nunca se concretiza.
Já passou quase um ano, e nada. Continuo a fumar como sempre. Mas a verdade é que cada vez esse facto me chateia mais.
Chateia-me o cheiro na roupa, no cabelo e em tudo o que seja objecto meu.
Chateia-me acordar de manha, a seguir a uma noite mais regada e sentir todo aquele mal-estar, aquela dificuldade em inspirar uma boa baforada de ar fresco, e principalmente o celebre sabor a “papeis de musica” na boca que tem o dom de se prolongar durante todo o dia, não importa quantas vezes se lava os dentes ou qual a quantidade de elixir que se gasta.
Chateia-me a notória perda de capacidade física, nada de grave por enquanto, sou jovem, mas chateia-me o cansaço ao fim das escadas, o coração acelerado após uma corrida e a pouca vontade que dá de me mexer quando penso nisso.
Chateia-me pensar que daqui a uns anos posso sofrer de várias doenças, e que daqui a uns anos posso não estar a pensar deixar de fumar porque me decidi, mas ter de tomar essa decisão porque é a única que me pode salvar.
Não vou iniciar nenhum discurso antitabagista fanático, nem vou falar das 4000 substâncias cancerígenas e por ai fora. Nem se conseguir deixar de fumar vou-me juntar ao clube da malta que recrimina quem fuma.
Comecei a fumar nem sei bem porque, mas sei que fumei estes anos todos porque gosto, porque me dá prazer, porque me ajuda a passar os tempos mortos, porque é uma óptima muleta para as conversas de café, porque sim.
Já nem faço contas ao dinheiro que se gasta, e nem a tantas coisas que não comprei porque gastei o dinheiro neste vício.
O que me preocupa é mesmo a minha saúde, e a sensação de que não estou a fazer o melhor para preserva-la.
Nos últimos tempos tenho recolhido o máximo de informação possível sobre o assunto, sobre os malefícios do tabaco, sobre quais os melhores métodos para deixar de fumar e coisas afins.
E pelo menos neste momento estou bastante entusiasmada.
Já fui falar com uma farmacêutica, já estou ciente do que existe no mercado ao meu dispor para me ajudar a controlar a ansiedade, já percebi que para alem do combate ao tabaco terei de fazer um outro combate ainda mais feroz que será a tendência a aumentar de peso.
Mas o plano já está delineado.
- Início de uma actividade física, ginásio, piscinas, caminhada, não interessa, desde que me mexa.
- Dieta controlada e rigorosa;
- Nada de substitutos de nicotina, apenas muitos chás naturais controladores de ansiedade;
- E muita força de vontade!

Estou motivada e informada, só falta mesmo marcar o dia, que será no inicio de Setembro, logo após o fim das festas e afins motivadas pelo mês de Agosto.

Este post é o primeiro passo para esta mentalização e para o reforço da minha vontade.
Estou a abrir a minha opção ao mundo, agora, é só não me deixar ficar mal a mim mesma, e iniciar a nova etapa na minha vida, a de ex-fumadora.

2 comentários:

M. disse...

Eu sou uma ex-fumadora :) Fumei durante 13 anos (!), até que há quase três resolvi parar.

Só tenho duas palavras para ti: tu consegues. Basta quereres mesmo. Não acredito em medicamentos, apenas na força de vontade :)

Gaspar Garção disse...

Muita força, Angêla!!!
Se a Rita Hayworth conseguiu tú também consegues...lol
Olha, comprei em Espanha "O Crepúsculo dos Deuses /Sunset Boulevard", mais um clássico para o blog. :)
Jinhos!!!!