quinta-feira, dezembro 27, 2007

A Insustentável Leveza do Ser

"O seu drama não era o drama do peso, mas o da leveza. O que se abatera sobre ela não era um fardo, mas a insustentável leveza do ser."


Milan Kundera
"A Insustentável Leveza do Ser"

Filme da Noite de Natal.


Se fiquei desiludida com o filme?! Já me perguntei isso. É omisso em algumas coisas, noutras talvez até mais mágico. O tom está lá. Está lá a historia destas pessoas e do seu mundo em mutação. Está lá a sensualidade, a nostalgia, as certezas do mundo e a descoberta da simplicidade das coisas.
Talvez seja isso, talvez seja mesmo tão penoso transportar um grande fardo como viver na total leveza, no desprendimento, no vazio sendo apenas um lugar vago e não passando de uma vaga ilusão.
A vida será pesada? Às vezes sim, toneladas sobre os ombros, dia após dia.
Outros dias não, é quase como se flutuasse.
Apetece-me lê-lo outra vez. Já li este livro três, quatro vezes?!
Faz-me sentir leve, leva-me para outro lugar.
Certamente que este filme também...
Foi bom vê-lo este Natal

Sem comentários: