sexta-feira, março 14, 2008

Estranha Sedução de Ian McEwan


Estranha Sedução, (The Comfort of Stangers no original) é um livro que nos transporta para um universo estranho de acontecimentos pequenos e familiares que acabam da maneira mais inesperada.

O quotidiano de um casal em férias numa ilha não identificada é de algum modo agitado por um estranho que os introduz de uma maneira algo forçada no seu ambiente familiar. A partir dai instala-se um mal-estar geral na vida deste casal, que acabará de forma algo crua e no entanto já esperada.

Ian McEwean transforma este romance num caso policial. Não se poupa na sordidez das suas personagens e faz-nos sentir desde o início do seu livro um certo mal-estar, como se algo nos segredasse ao ouvido que mais à frente chegará uma surpresa.

Com uma escrita fluente em discrições e pormenores Ian McEwan consegue introduzir-nos numa relação leva-nos a conhecer cada passo da intimidade deste casal. Apercebemo-nos com eles do perigo e ignoramos com eles os sinais.

Gostei do livro. Surpreendeu-me. Deixou-me um amargo na boca, supostamente não é assim que acabam as férias. No entanto deu-me algo de diferente.
Vou explorar mais livros deste Senhor.

Sem comentários: