sexta-feira, maio 09, 2008

A troca de David Lodge

David Lodge é um conceituado escritor Britânico, professor académico durante a maior parte da vida, deu aulas em Universidades como a University of Birmingham, ou a University College London. Foi nomeado duas vezes para Man Booker Prize (em 1984 com Small World, e em 1988 com Nice Work).
A Troca, (Changing Places 1975) é um livro descontraído e com um toque de comédia, sobre dois professores que à luz de um intercâmbio entre as suas universidades trocam de lugar durante 6 meses.

Philip Swallow muda-se para Euforia uma Universidade conceituada dos E.U.A. a atravessar um conturbado período de revolução estudantil, e Morris Zapp vai para a pacata Universidade de Remexe na Inglaterra, lugar esquecido e parado onde o sol raramente brilha e o Inverno é rigoroso.

Tanto Remexe como Euforia são cidades imaginadas pelo autor, sitios que surgem como esteriotipos das cidades americanas e inglesas.

Mas a adaptação destes dois professores aos seus novos mundos vai fazer uma revolução nas suas vidas pessoas e daqueles que os rodeiam. Um mundo de auto-descoberta e de rejuvesnecimento para homens de meia idade que lêem Jane Austen e se tentam adaptar aos novos tempos do Flower Power.

Os contextos sociais de ambos os países, as suas relações amorosas e profissionais, a leveza de espírito com que esta história é contada faz da leitura deste livro um momento de leve descontracção e até de um sorriso malandro ao canto da boca.

Sem comentários: