segunda-feira, setembro 29, 2008

A Mancha Humana

«Teria sido mais fácil sem ela. Mas só através desta prova ele pode ser o homem que escolheu ser inalteravelmente desligado do que lhe foi entregue à nascença, livre para lutar para ser livre como todo o ser humano deseja ser. Para obter isso da vida, para ter direito a esse destino alterado, segundo as suas próprias condições, tem de fazer o que deve ser feito. Não querem as pessoas, na sua maioria, abandonar a porra das vidas que lhes foram dadas? Mas não abandonam, e é isso que faz delas elas, enquanto isto era o que estava a fazer dele ele. Dar o soco, causar o estrago e fechar a porta para sempre (...) não podemos infligir esta dor e depois pensar que podemos voltar atrás. É tão horrível que a única coisa a fazer é viver com esse peso. Quando fazemos uma coisa destas, cometemos uma violência imensa que jamais pode ser anulada. E é isso que Coleman quer.»


Quem nunca se sentiu assim? Não achou que poderia resolver os seus problemas num abrir e fechar de olhos. Bastava para isso se diluir no mundo conhecido. Deixar de ter raízes, ultimo nome ou pessoas conhecidas.
Não é esta a essência da história, mas explica em boa parte a pessoa em que se torna a nossa personagem. A aura de mistério que o rodeia.
Porque o livro é ríspido, por vezes lascivo no uso das palavras, por vezes violento na maneira como expõe as situações.
É um livro que navega constantemente entre um passado já tão distante e um tempo nosso conhecido, cheio de personagens familiares num ambiente social marcado pelo escândalo sexual de Bill Clinton enquanto morador da Casa Branca.
Philip Root escreve sobre feridas antigas e que, no entanto, já na recta final do século X, continuavam bem vivas na memória dos americanos. A segregação racial e toda a luta necessária até se chegar à igualdade de direitos, um pouco mais tarde, a guerra do Vietname e os seus sobreviventes mutilados interiormente pelos horrores vividos.

Dentro desse clima, das novas directrizes morais da época, surge o romance entre Coleman e Faunia.

Ele já septuagenário e ela uma jovem mulher de 35 anos. As suas vidas confluem nesse romance quase proibido mas capaz de trazer um sopro de vida a um velho desolado e alguma afectividade a uma mulher marcada pela vida.

Mas ninguém em Athena está preparado para o deboche que é a felicidade de ambos.

A Mancha Humana expõe-nos a isso, aos sentimentos mesquinhos de todos, e aos das nossas personagens também.

Mas de muito mais trata este livro. De amizade, de relações familiares, de escolhas e erros que se cometem ao longo da vida, de como uma única palavra fora de contexto pode destruir a carreira de um homem brilhante e de como esse homem para ser brilhante optou por renegar as suas raízes negras e viver toda a vida como se tivesse nascido branco.

É um grande romance.


*Levou tempo a ler que estes são tempos difíceis, mas adorei o livro e o filme continua lá em casa preparado para meter no DVD. Talvez amanha, que hoje é dia de ir à sala de Cinema. Filme em cartaz The Dark Knight.

Sem comentários: