sexta-feira, setembro 12, 2008

Paris J'taime (2006)


São pequenas caricaturas das ruas de Paris. Histórias inacabadas de vidas normais que pulsam no coração da cidade.

Nessa "cidade das luzes" onde paira a romance nas esquinas e se respira arte.

Sei que a ideia do filme era esta mesmo, fragmentar a cidade através das visões dos diferentes realizadores. Mas a rapidez com que os quadros isolados acontecem, muitas vezes dando-nos uma história sem nos apresentar os seus precedentes, deixou-me um pouco desiludida. Porque me apetecia ter mergulhado mais em cada uma dessas histórias, percebe-las e desenvolve-las quase como filmes independentes.

Falta "cola" entre os momentos e existe uma certa aleatoriedade entre eles o que faz com estes não façam grande sentido juntos.
Apesar de alguns deles piscarem o olho ao brilhantismo dos seus intervenientes, no conjunto, a mim parece-me uma colagem, um puzzle feito de peças erradas.
Cada quadro vale por si, mas não conseguem valer o mesmo todos juntos.

Um leque variado de realizadores (Frédéric Auburtin; Emmanuel Benbihy: Gurinder Chadha;Sylvain Chomet: Ethan Coen; Joel Coen; Isabel Coixet; Wes Craven; Alfonso Cuarón;Gérard Depardieu; Christopher Doyle; Richard LaGravenese; Vincenzo Natali; Alexander Payne;Bruno Podalydès;Walter Salles; Oliver Schmitz; Nobuhiro Suwa;Daniela Thomas; Tom Tykwer; Gus Van Sant;) e um vasto grupo de actores contribuem para este retrato da Paris contemporanea, multicultural e multerracial.

Sem comentários: