quinta-feira, outubro 23, 2008

The Good German

Um filme a preto e branco tem um charme irresistível. O preto e branco, a meu ver, interpreta mais consistentemente o suspense e dá um novo sentido ao mistério. As sombras criadas pela iluminação, os vazios ou as nuances nos rostos das personagens transportam-me de uma forma mais complexa para dentro da história.
The Good German tem um cheirinho de cinema noir e pisca o olho a clássicos da década de 40. Segundo o que li, Steven Soderbergh tentou ser o mais fiel possível em relação ao cinema feito nessa época, utilizando recursos idênticos e recorrendo a imagens de arquivo numa tentativa de aproximar o seu trabalho final ao resultado que este teria se tivesse sido feito realmente em 1945.

Estamos no pós-guerra. As partes procuram a conciliação, os vencedores procuram os bodes expiatórios para explicar as atrocidades cometidas, enquanto o povo alemão procura sobreviver. Não só da guerra, mas também do pecados que foram obrigados a cometer para sobreviver a ela.

Berlim é uma cidade destruída onde não existe lei e onde floresce todo o tipo negócios ilegais. Nos bastidores da política engendra-se a guerra-fria, mas ruas os antigos apoiantes dos III Reich tentam descobrir uma saída para a sua delicada situação.
Não será o filme perfeito, por vezes o argumento alonga-se demasiado em situações pouco relevantes enquanto que outras coisas ficam por explorar.
Talvez falte consistência dramática às personagens e talvez a questão romântica que existe entre George Clooney e Cate Blanchett tenha sido menosprezada.
Mas não deixa de ser um bom filme.




Bernie Teitel: They want me to decide who the ardent Nazis were. Truth is, it was the whole country. Nobody's hands are clean.

Bernie Teitel: This guy? Drove one of the gas vans. They'd load the Jews in back, run the exhaust inside.
Bernie Teitel: [inhales] By the time they got where they were going, they were already dead. Very efficient. Driving to work, he killed more people than Al Capone in all his years in Chicago. But if you asked him, he isn't a murderer, he's a truck driver. And he still thinks that.


Lena Brandt: An affair has more rules than a marriage.

Sem querer fazer comparações há algo no filme anterior que me lembra este:

Não sei se é no poster, Ou se é da cena final...

Sem comentários: