quinta-feira, abril 23, 2009

Destaques da 1º Edição

Educação

A política governamental para a educação não se resume ao eterno degladiar de opiniões entre ministério e professores. O sector passa actualmente por uma profunda transformação e os efeitos colaterais são muitos, principalmente nos meios rurais. Muitas das escolas do ensino básico fecham portas e o sentimento de pertença comunitária que tantas vezes lhes está associada desvanece-se.

Mas nem tudo são nuvens negras. Exemplos de persistência e de sucesso fazem crer que educação de qualidade pode rimar com ruralidade. Que o papel de agente único do Estado terminou e que até as comunidades mais pequenas, trabalhando em conjunto, conseguem enganar o fim que muitos lhe vão vaticinando.


Entrevista

Jornalista da SIC desde 1992, Pedro Coelho está actualmente à frente da rúbrica “Grande Repórter” da estação de Carnaxide.

Com um percurso que nasce no jornalismo de proximidade, passa pela rádio, imprensa escrita e televisão, é aluno e docente, jornalista premiado e antigo membro do Sindicato da classe.

Sem se esconder atrás de subterfúgios ou respostas evasivas, revela uma opinião bastante crítica do panorama jornalístico actual, apontando defeitos e virtudes, mostrando-se convicto de estarmos perante um período de ruptura e de redefinição do papel do jornalismo na sociedade global.

Fomos entrevistá-lo no castelo da sua terra natal, Montemor-o-Novo.


Comunidade

São tradições ancestrais que perduram até hoje. Uma rara mistura entre o religioso e o profano que criou, nesta bela vila do Alto Alentejo, uma maneira única de encarar momentos religiosos como a Páscoa.

Mas a passagem da comunidade judaica por Castelo de Vide deixou muito mais que festividades religiosas.

Levantamos um pouco do véu nesta reportagem em que fomos, na companhia de Carolino Tapadejo, descobrir os segredos da coexistência de Cristãos e Judeus nas terras de Castelo de Vide.

Sem comentários: