domingo, janeiro 10, 2010

De volta ao Film-Noir


Talvez seja a fotografia a preto e branco ou os planos longos e demorados. Ou os olhares lânguidos dos actores enquanto vestem as suas personagens, quase sempre excêntricas e atormentadas por um mistério, um pecado passado que não chegamos a conhecer porque não sabemos de onde vêm, e raramente conseguimos perceber para onde vão depois do momento trágico que as atravessa. Talvez seja isso tudo e o argumento, que por vezes é tão simples que nos custa a compreender. Como se pode construir tanta tensão em volta de um enredo tão claro? Mas o resultado de todos estes elementos é uma sublime manipulação de emoções através da tensão criada entre as personagens e a empatia que sentimos por elas, mesmo que elas sejam pessoas reprováveis. E nisso o Cinema Noir enquanto estilo foi sublime.
In a Lonely Place
é mais um noir de enredo simples que trabalha a dúvida enquanto factor de instabilidade nas relações humanas. Uma única dúvida que minará a confiança entre as personagens e acabará num fim trágico. Humphrey Bogard e Gloria Grahame dirigidos pelo não menos memorável Nicolas Ray.

2 comentários:

My One Thousand Movies disse...

É um grande filme, sem dúvida. Eu também adoro os film noirs.

Abraço

Angie Mendes disse...

Gosto bastante do género. Mas ficou bastante mais fácil de ver filmes Noir depois que me foi indicado o My One Thousand Movies :)Obrigada*