sexta-feira, janeiro 22, 2010

Passatempo Revista Pormenores / JazzFest 2010


Passem no blog da Pormenores e participem no passatempo.
Podem ganhar um dos seis livre-trânsito para o JazzFest 2010 que temos para oferecer.

Participem!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

The XX

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Hoje

Percebi o sentido literal do velho ditado:
Vão-se os anéis mas ficam os dedos.

terça-feira, janeiro 12, 2010

Uma vida...

Depois de ler a primeira parte da auto-biografia de Gabriel Garcia Marques - Viver para Contá-la - pode-se ficar com a sensação que já se sabe tudo.
Mas Gerald Martin investigou mais de 18 anos para construir esta biografia que, segundo as suas palavras, não é autorizada mas tolerada.
Com base em documentos, inúmeras entrevistas - inclusive a Gabriel Garcia Marquez - e várias viagens à Colômbia tráz nova luz ao mundo fantástico e fantasioso dos romances de G.G.M.

Ainda vou nos primeiros capítulos, mas não consigo estar calada. Porque sou grande admiradora de Gabriel G. Marquez e porque cada vez que leio uma obra sua ou algo sobre si tenho esta sensação linda de estar perante algo de uma enorme grandeza.
Há pessoas fadadas ao brilho e vidas que devem ser extraordinárias.
Terá G.G.M. tido, ao longo da sua vida, a percepção de que estava a viver algo grandioso?

domingo, janeiro 10, 2010

De volta ao Film-Noir


Talvez seja a fotografia a preto e branco ou os planos longos e demorados. Ou os olhares lânguidos dos actores enquanto vestem as suas personagens, quase sempre excêntricas e atormentadas por um mistério, um pecado passado que não chegamos a conhecer porque não sabemos de onde vêm, e raramente conseguimos perceber para onde vão depois do momento trágico que as atravessa. Talvez seja isso tudo e o argumento, que por vezes é tão simples que nos custa a compreender. Como se pode construir tanta tensão em volta de um enredo tão claro? Mas o resultado de todos estes elementos é uma sublime manipulação de emoções através da tensão criada entre as personagens e a empatia que sentimos por elas, mesmo que elas sejam pessoas reprováveis. E nisso o Cinema Noir enquanto estilo foi sublime.
In a Lonely Place
é mais um noir de enredo simples que trabalha a dúvida enquanto factor de instabilidade nas relações humanas. Uma única dúvida que minará a confiança entre as personagens e acabará num fim trágico. Humphrey Bogard e Gloria Grahame dirigidos pelo não menos memorável Nicolas Ray.

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Ao dia 8 de Janeiro...

Era suposto já ter feito resoluções para o ano novo quando ainda nem consegui acabar de ler as revistas do ano passado?

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Sessões de Cinema

Ultimo filme de 2009...



Primeiro filme de 2010.
Um ano de filmes que acabou bem e outro que começou ainda melhor...