quarta-feira, fevereiro 16, 2011

A "estufa"

[Horta com e sem estufa]

A minha técnica de construção de estufas é por assim dizer, pouco cientifica. Aproveitei uma velha cortina de plástico e uns quantos tijolos que andavam perdidos pelo sótão.
A primeira tentativa correu mal. Não contei com que o vento pudesse fazer estragos e logo numa das primeiras noites um dos tijolos acabou por cair para cima dos vasos, partindo um deles e dois pratos. Tive de ir comprar um novo e transplantar os pobres morangueiros que ficaram com a "casa" em cacos! Felizmente os morangueiros sobreviveram a esse episódio e eu percebei que tinha de avaliar melhor a questão da estufa.
Isto porque esta estrutura, apesar de frágil, tem sido essencial para manter as plantas de boa saúde. Livra-as das geadas durante as madrugadas frias de Inverno, protege-as das chuvadas fortes que têm caído e há dois dias foram essenciais para as protegerem da saraivada que caiu! Estava preocupada com esse evento meteorológico, mas mal cheguei a casa pude respirar de alivio. A estufa cumpriu a sua função.

Fiz algumas alterações quanto ao posicionamento dos tijolos para que se a pressão do vento for muita e eles caírem não atinjam os vasos e principalmente tentei diminuir os pontos pelos quais o vento pode entrar e levantar o plástico.
Esta espécie de estufa tem ainda a particularidade de ser facilmente retirada de manhã e colocada à noite, caso o dia esteja radioso de sol e justifique a preocupação.

Aconselharam-me a usar um plástico de uma cor amarelada que está à venda no Agrocentro, pois simula a luz solar dando mais vigor às plantas. Optei por reciclar um plástico existente em casa, mas ainda vou pensar nessa hipótese caso os dias se mantenham tão cinzentos.



4 comentários:

Ana disse...

Estou a pensar também construir uma hortinha, seguindo um pouco o teu exemplo. Mas a verdade é que estou perdida e nem sei por onde começar. Tenho de me informar primeiro.

Angie Mendes disse...

Para começar só é necessário muita vontade, um pequeno espaço (quintal, terraço, varanda, janela!)e uma pá para mexer - caso seja vazo - se for na terra mesmo, se calhar um ancinho ou até mesmo uma enxada!
Mas também tem tudo a ver com o que escolhes plantar ou semear primeiro. O Borda D'agua é uma ajuda clássica, mas na net também encontras muita informação.
No entanto eu acho que muito do que tenho feito até aqui na minha horta é pura intuição. Afinal cresci numa família que sempre teve horta. :)
Força, tenho a certeza que vais gostar!

Ana disse...

Acabei de comprar manjericão. Obrigada pelas dicas. É mais uma aventura, a juntar à do crochet e da costura :) pode ser que tenha sorte.

Angie Mendes disse...

Vais ter com toda a certeza :) Depois quero fotos dessa horta! Bjs*