sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Second Round: The wall

Ainda ficam a sobrar muitos buracos por onde os bichanos podem entrar, mas é um começo.
De um lado uma "parede" de Tijolo e assim que tiver oportunidade, um acrescento de plástico amarelo do outro, a ver se consigo tornar os vasos inacessíveis sem os asfixiar.

Tentei recuperar as duas mudas de alface arrancadas, espero que sobrevivam aos maus tratos.

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Noticias da horta: Gatos - 1 A.M. - O

Pois é, logo na primeira noite os bichanos voltaram e até se lamberam com o "tempero",
Limão e pimenta preta não é coisa que assuste gastos alentejanos.

De volta à pesquisa. Os bichanos que me aguardem para o segundo round.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Noticias da horta: afastar os bichanos


Como era esperado, vasos plantados de fresco no terraço são uma festa para os bichanos das redondezas e hoje de manhã lá estavam duas mudas de alface esgravatadas e maltratadas!
Para além de ser incomodo o cheiro, ainda me dão cabo da horta!
Eu adoro gatos, mas os bichanos das redondezas não me estão a retribuir na mesma medida.
Comecei a investigar e a primeira tentativa de os afastar dos meus vasos começa hoje.
Espalhei cascas de limão e pimenta preta pela terra e à volta dos vasos.

Os artigos que li diziam também que eles não gostam de reflexos e que garrafas de plástico meio cheias de água também os podem afugentar.

Outra sugestão passavam por usar borras de café.

A primeira fase de espantar gatos começou hoje. Vou estar atenta e ver se vale a pena periodicamente "temperar" a horta ou se terei de passar a um plano B.

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Horta no Terraço 2012


O inverno continua a ser gelado mas cheio de sol por aqui.
As condições não têm sido as melhores e a horta tem estado um pouco ao abandono. As geadas maltrataram muito os morangueiros e as ervas de cheiro, os gatos dos vizinhos trataram de vandalizar o resto.

Como Fevereiro já vai a meio e os dias estão visivelmente maiores, sendo que as previsões meteorológicas indicam uma subida da temperatura, resolvi começar lentamente a mexer na horta e a preparar os meus vasos para a Primavera que se avizinha.

Hoje as compras foram simples, uns quantos pés de alface frisada e roxas, pés de coentros e salsa e finalmente encontrei sementes de tomate cereja.

Comprei também o plástico amarelo para a estufa, que segundo me indicaram será uma melhor opção pois a cor amarela torna a luz mais forte e beneficia as plantas nesta altura em que o sol ainda anda meio tímido.

Falta-me ainda resolver a questão dos gatos, espero que as alfaces sobrevivam até amanhã! Os bichanos ficam loucos com a terra fresquinha acaba da regar!

Comprei também um pouco de composto para reforçar os vasos e tentei misturar com terra que tenho estado ao longo do ano a "fazer" num balde com restos de plantas e outras terras já usadas.

O primeiro passo está dado. Vou esperar uns dias e começar a sementeira dos tomates cereja. No que depender de mim, haverá muitas saladas biológicas este Verão.