terça-feira, setembro 19, 2006



«As ilhas são lugares de solidão e isso nunca é tão nítido como quando partem os que apenas vieram de passagem e ficam no cais, a despedir-se, os que vão permanecer. Na hora da despedida, é quase sempre mais triste ficar do que partir».




«Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El–Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé».

"É assim que começa o livro de Miguel Sousa Tavares. Uma obra admiravelmente bem escrita (ao estilo de Eça de Queirós), comovente e perturbadora, uma análise da sociedade dos fins da monarquia portuguesa.Fruto de uma profunda investigação por parte do autor, este primeiro romance do jornalista, editado pela Oficina do Livro, é um verdadeiro retrato da cultura portuguesa nos inícios do século XX, das lutas políticas internas e externas, da vida nas colónias portuguesas, do comércio de escravos não admitido oficialmente. Para quem gosta da História de Portugal, para quem gosta de ler um bom livro... «Equador» é sem dúvida uma obra a ter na biblioteca pessoal. " SD.


«Equador», de Miguel Sousa Tavares, vai ser transformado numa série televisiva de 26 episódios que deverá ir para o ar no Outono de 2007.
A sugestão partiu do director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, e constitui uma das grandes apostas da estação de Queluz no que toca à produção nacional, informa hoje a imprensa nacional.
A estreia da série ocorrerá por ocasião do 15º aniversário da TVI, que se celebra em Fevereiro.
Segundo os jornais, o acordo entre Miguel Sousa Tavares e a TVI foi assinado na quinta-feira e estabelece que tanto o autor como José Eduardo Moniz apareçam como figurantes na série.
Editado pela Oficina do Livro, «Equador» foi o primeiro romance de Miguel Sousa Tavares, e desenrola-se na antiga colónia de São Tomé e Príncipe.
In Diário Digital

Bem, ainda estou a pensar se isto seram boas ou más noticias. Li o livro, acho que é um livro brilhante dentro do seu género. A sua leitura é envolvente e deu-me aquela vontade de que ele nunca acabasse enquanto o lia.
Apesar de achar que dalí pode sair um belissimo argumento e seguidamente um boa encenação tenho um pouco de receio das adaptções novelisticas bem ao estilo da TVI.
Mas confio em Miguel Sousa Tavares e no seu bom gosto, e espero que este esteja sempre lá para "vigiar" e fazer com que o seu livro não se transforme em mais uma peça de "faca e alguidar" bem ao estilo das novelas pensadas por José Eduardo Moniz.
A ver vamos, sempre ouvi dizer que o dinheiro compra quase tudo, inclusive o bom gosto....
E quem manda ainda é a audiência que na sua maior parte nunca irá ler o livro, portanto há que o contar de forma simples, popular, novelistica. E lá se vai uma excelente oportunidade de produzir uma grande obra.

1 comentário:

PM disse...

porque é q eu tenho a mesmíssima opinião...??