quarta-feira, setembro 20, 2006

"O Estrangeiro" de Albert Camus


”O Estrangeiro”, de Albert Camus

“Uma obra que marca a literatura do séc. XX e o pensamento de quem a lê. Decide-se aqui o destino de um homem que matou outro. Por causa do sol. Não há perdão nem arrependimento, só o absurdo.”

Estou mesmo nas últimas páginas do livro. Aquilo que começou por ser a descrição do dia a dia de alguém apático com a vida, desprovido de grandes pensamentos filosóficos e de sentimentos para com os outros, transforma-se subitamente na recta final do livro na história de um assassino.
E este assassino vai ser julgado não tanto pelo seu crime, mas mais pela sua falta de “alma”, pela sua apatia perante a vida.
Encontramos pois esta personagem pronta para cumprir a sua pena capital, a pensar em coisas fúteis e banais enquanto espera pela morte.
Um livro subtil na sua mensagem, na sua visão das pessoas e das suas vidas desprovidas de sentido e de sensações.
Este homem não tinha grandes afectos, não tinha sentido. Achava que na sua rotina pouco motivante não havia nada a mudar porque “Um homem acostuma-se a tudo”.
E a sua apatia pela vida e a sua falta de rumo acaba por desencadear um homicídio sem explicação plausível, sem remorsos.
Deixa-nos a pensar nos nossos pré-requisitos em relação aos sentimentos humanos, aqueles padrões de comportamento perante a vida que nós achamos que todos devemos ter.
Afinal há pessoas capazes de sentir e viver as coisas de formas diferentes, mais, há aqueles que não sentem nada. Este homem não sentia nenhuma coisa em concreto em relação à vida e matou sem saber porquê. Deve ser assim que são os terroristas, os assassinos, os violadores e todos os outros capazes de fazer horrores contra os outros seres humanos. Um retrato perturbante, quanto a mim um livro a não perder.

1 comentário:

Angie Mendes disse...

Fico com a sugestão!Quanto às teorias do suicido, não te preocupes, sabes por mais miserável que seja a situação actual, há sempre a esperança, e principalmente esta grande alegria que é estar viva!beijocas para ti minha linda**