quinta-feira, setembro 14, 2006

Nova estação, novos hábitos, novos cheiros...

Já choveu. O céu já se cobriu de negro, já vesti um casaco.
O Outono adivinha-se. Os cheiros adensam-se pelas ruas, daqui a pouco pairará no ar o cheiro das castanhas assadas, o cheiro das folhas caídas pelo chão misturado com o de novas ervas que vão despontar da humidade ressente.
Iniciam-se novas etapas, novos anos escolares, troca-se as roupas ligeiras pelos casacos que guardamos no sótão, pensa-se nos dias que se encurtam, na preguiça dos fins de tarde nocturnos.
Troca-se as esplanadas apinhadas pelos interiores fumarentos dos bares, a disposição de sair pela de ficar em casa.
Comem-se sopas quentes em vez de saladas frias, bebe-se uma bebida branca forte em vez da refrescante cerveja.
Põe-se mais um cobertor na cama em vez de se chegar o lençol para trás, fecha-se as janelas para evitar os ventos em vez de as escancarar para entrar a brisa.
Muda-se… Procura-se pelos velhos hábitos que perdemos com o início da Primavera, saboreia-se um chá quente junto à janela enquanto se vê chover.
Não sei de qual estação gosto mais, sem dúvida que a chegada de frio me perturba mais que a chegada do sempre esperado calor de Verão.
Mas o Outono tem cores lindas, cores terra espalhadas pelo céu, dourados, pores-do-sol cheios de nuvens, dias com temperaturas ambíguas que nos arrepiam e aquecem ao mesmo tempo. O Outono tem cheiros, muitos cheiros a terra molhada, a terra molhada com folhas de eucalipto quando estou em Grândola. A castanhas assadas com o cheiro da pedra da calçada, com o cheiro de tantas pessoas encharcadas que passam na rua quando estou em Portalegre.
O cheiro a erva molhada, a pasto e a lume na salamandra quando estou no Cartaxo.
A minha mia fica mais fofa, mimosa pede mais festinhas. Os campos dourados de secos tornam-se verdejantes.
Não é lindo o Outono?È lindo à vista. E as chuvas de Outono, daquelas em que ao fim da tarde aparece o sol e nos mostra o mundo molhado, limpo e cheio de cores fazem sem dúvida o mundo cheirar bem…

2 comentários:

PM disse...

o que gosto de castanhas...
por lisboa tb já choveu... mas quem me tira a lezíria, tira-me (quase) tudo...

PM disse...

quem levar portalegre, leva-me o resto...