quinta-feira, agosto 02, 2007

Curso de Escrita Criativa

Acabou ontem o ciclo de seis meses que durou este curso.
Muitas vezes fui sem grande vontade, custa sair do trabalho e ainda ir ter aulas. Custa despender do nosso tempo, da nossa vontade, das nossas horas de sono, mas no final valeu a pena.
Valeu a pena todas as horas em que me arrastei, primeiro até ao cais do Sodré, e depois até ao Miradouro da Graça.
Valeu a pena todas as trocas de experiências, todas as frases trocadas, todas as referências, toda a exposição do nosso trabalho, toda a convivência que existiu, principalmente entre os cinco resistentes até ao final desta jornada.
Passaram alguns professores pela nossa sala, várias temáticas, várias técnicas e todos estes elementos de um modo ou de outro contribuíram para que cada dia fosse uma descoberta.
De certo que não sairei deste curso a ser uma brilhante escritora, seja ela qual for a área, provavelmente nunca o serei, nem aspiro a isso. Mas saí deste curso a compreender melhor as coisas que leio, a ser mais interessada por mundos que desconhecia, a ter mais referências de livros, de filmes e de uma série de outras coisas, que sozinha não teria chegado lá.

Agora fiquei um bocadinho desamparada, ontem sentei-me no degrau da porta ao lado da academia, como sempre fiz, com o copo de café ao lado e fiquei a contemplar o rio lá em baixo ao fim da rua. Deu-me uma nostalgia, uma pena de ter chegado ao fim…

Vou ter saudades da Graça, vou ter saudades das aulas, vou ter saudades dos meus colegas e das grandes conversas por e-mail que temos tido ultimamente.
Vou simplesmente ter saudades.
Hoje á noite faremos o jantar de despedida, na Graça a portas meias com a escola!
E fecha-se a etapa*

Sem comentários: