quinta-feira, janeiro 03, 2008

Jackie Brown





"Ordell Robbie: My ass may be dumb, but I ain't no dumbass."


O que é que o Tarantino tem que os outros não têm?Uma completa falta de pudor na maneira como olha o mundo, do pequeno e grande crime. Uma completa falta de “filtro” na discrição dessa cultura americana, de pequenos traficantes de periferia, dessa massa humana sem consciência nem barreiras entre o bem e o mal.Tudo em Tarantino se apresenta com naturalidade, a brutalidade, os códigos de honra, os delitos, o deboche, a verborreia de palavrões, a vida e a morte das suas personagens, tudo mas mesmo tudo não passa de um retrato de um quotidiano que ainda me custa a entender se existe.

Depois há aquela mistura da modernidade com o “kitsch” em todos os seus filmes que já vi. Tarantino ficou preso algures no outro século, e continua a misturar as estéticas visuais e sonoras desse outro tempo com as vidas “atrapalhadas” e sinuosas das suas personagens.

Jackie Brown é isso tudo e também um enredo inteligente e simples, e é mais uma vez um filme louvando uma mulher, a mulher que engendra o plano, a mulher que consegue concretiza-lo e sair da melhor maneira, deixando para trás os bons e os maus.As mulheres de Tarantino são assim, querem vingança, querem mudar de vida, querem algo e procuram, até agora têm encontrado.

Sem comentários: