quinta-feira, abril 10, 2008

Ian McEwan - O Fardo do Amor


O tempo para leituras não tem sido muito mas o anoitecer de ontem com aquelas chuvadas deu-me uma enorme vontade de me estender na cama e devorar o livro até à última página.
Este livro foi desde o seu início a descoberta de sentimentos e situações difíceis de descrever. É Vibrante e intrigante, porque Ian McEwan não se proíbe de escrever sobre o lado obscuro das pessoas nem em colocá-las em situações extremas e pouco prováveis e no entanto totalmente verosímeis.
Porque a suas escrita tem movimento e mesmo as descrições quando longas, acrescentam factos e mistérios à história.
As suas personagens são dissecadas enquanto pessoas individuais e enquanto seres dentro de relações. As discussões entre Joe e Caroline vistas de diversos pontos de vista não deixam de ser uma descoberta e uma constante interrogação para o leitor e até mesmo de criar uma certa consternação. Gostei muito do livro, já tinha gostado do anterior, apesar do Estranha Sedução ser mais hermético e mais perturbador.
Há algum tempo que não me entusiasmava tanto com um autor contemporâneo e estou com vontade de ler um por um todos os livros disponíveis na Biblioteca Municipal. (Vontade essa só constrangida por ter levado o livro fora do prazo e estar de castigo, só no fim do mês terei direito a requisitar livros novamente! Podia argumentar que não é justo” blá blá,” mas é verdade, levei mesmo o livro fora do tempo!).






Sem comentários: