sexta-feira, abril 11, 2008

Tropa de Elite


Não é uma história nova, ou por outro lado, depois de Cidade de Deus (2002) de Fernando Meirelles, a violência e a banalização do uso de armas nas favelas brasileiras não é novidade.
Mas não deixa de ser chocante essa triste realidade vista por de dentro do sistema.
A condescendência que existe perante a corrupção e a dificuldade que é combatê-la dentro das forças que deveriam ser o exemplo é chocante.
Percebe-se que pouco há a fazer para acabar com aquele sistema bárbaro só mesmo uma solução final uma limpeza geral que é impossibilitada porque toda a hierarquia desde a base até ao topo é um emaranhado de interesses e desonestidade.

Mas o que mais me impressiona em qualquer um destes filmes é sempre a facilidade com que uma vida humana se perde, a pouca importância que ela tem em si. Haverá muita gente boa a viver nos morros porque não tem outra escolha, a pobreza a isso obriga, nem toda a gente será bandido nem um alvo a abater.
No entanto ao estalar do primeiro tiro abre-se a guerra e qualquer um pode ser abatido.

Esta é uma visão crua desta realidade, um filme em tom documental, uma banalização total dos acontecimentos, porque estas imagens pretendem só e apenas mostrar como é.
Talvez seja isso que me assusta, que mais que ficção, estes filmes sejam traduções limpas da realidade. Para muitos Homens e Mulheres o mundo civilizado, o valor vida, a moral e a consciência não existem como conceitos nem como realidades.

È questionável o método de actuação do BOPE? Penso que sim. No entanto existe uma ambiguidade de sentimentos e razões em relação a isso.
Se não for assim como poderá ser afinal? Justificaram os meios para atingir os fins? Não será tão bárbara esta força policial como aqueles que ficam de atalaia no cimo dos morros prontos a acertar em qualquer um?
Não encontro respostas, muito menos soluções para uma realidade que nos parece tão longínqua.

E que no entanto não deixa de ser um reflexo da história do Brasil da qual, nós Portugueses, também fazemos parte.

1 comentário:

vertigem disse...

Olá, olá! Estava eu a passear no blog do Mário e deparei-me com o teu. Fomos colegas na Academia na Graça, lembras-te? Já vi que voltaste para Portalegre como querias e espero que esteja tudo a correr bem. Quanto a mim, convido-te a visitar o meu blog. www.semmedonemvertigens.blogspot.com.

Um beijinho,
Inês Correia