quinta-feira, julho 24, 2008

The Saveges (2007)

Nada deve ser mais humilhante do que chegar ao fim dos nossos dias perdidos na dependência de outros. Sentir a demência chegar até nós, esconder do mundo que a energia já nos falta para andar, não controlar funções simples, deixar de ser independente e voltar a estar aprisionado num corpo de criança acabado de nascer.

Como se pode viver assim com dignidade?

E até que ponto os outros devem sacrificar o seu quotidiano para nos poupar de um fim sem glória?

Quanta da diligência dos que nos tutelam deve ser simplesmente altruísta, quando em dias passados nós próprios não amparamos correctamente as suas quedas?

“The Saveges”, é uma comédia dramática, que foca a vida de dois irmãos distantes, filhos de uma família desestruturada. Tudo corre normalmente dentro dos seus mundos emocionalmente disfuncionais.

Até que o seu velho pai lhes “cai” do céu num estado de demência.

As suas vidas colidem uma com a outra, e no meio de opções difíceis, de dúvidas sobre a dignidade humana dão-se a si mesmo a oportunidade de ser novamente irmãos e de reconstruir a sua vida.

Muito bom “feeling” este filme. Ao mesmo tempo uma carga dramática muito grande e uma maneira ligeira de a contar.

Um argumento tão simples e tão complexo nas suas questões, emoldurado por uma fotografia cheia de contrastes e cores que tornam este filme numa delicia visual. Com banda sonora a condizer.

Laura Linney e Philip Seymour Hoffman em belíssimas interpretações.

Um filmes daqueles que vale a pena ver.





Sem comentários: