Sente-se um frio glaciar. A vida das pessoas e os seus pequenos porquês. A desconexão das suas ligações, as dúvidas e descobertas, as irreverências próprias do seu tempo.
Aqueles que descobrem pela primeira vez a vida e a aceitam sem tabus e sem reserva, e todos os outros que já vivem há tanto tempo e descobrem que estavam apenas a perder tempo.
O sonho americano em estado "família perfeita", que no entanto, se começa a desconjuntar numa sociedade em que outros valores emergem.
Se num dia tudo pode mudar, como se uma tempestade varresse o nosso mundo e nos gelasse o sangue nas veias deixando-nos assim, paralisados por segundos, naquele momento em que, entre a vida e a morte, todos os momentos que vivemos passam como frames de um filme pela nossa mente, este foi o dia. O dia em que a vida destas pessoas passa por uma tempestade, e esta é uma tempestade de gelo, em que nada voltará a ser igual.
Se por um lado esta é uma história tipicamente americana, com os seus dilemas domésticos aparentemente diluídos na normalidade, por outro existe por toda a parte a delicadeza do cinema oriental. Em certas imagens, em pequenos sons ou até na fatalidade que acomete as personagens.
O excelente leque de actores, alguns ainda adolescentes como Christina Ricci, Tobey Maguire e Elijah Wood, outros já com carreiras feitas Sigourney Weaver, Kevin Kline ou
Joan Allen, fazem deste filme dirigido por Ang Lee uma obra a não perder.
Montagem encontrada no Youtube, em que alguem se lembrou de juntar a imagens deste filme a musica Santa Clara dos The National. Pareceu-me bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário