segunda-feira, setembro 22, 2008

Ice Storm (1997)


Paul Hood: To find yourself in the negative zone, as the Fantastic Four often do, means all every day assumptions are inverted. Even the invisible girl herself becomes visible and so she loses the last semblance of her power. It seems to me that everyone exists partially on a negative zone level, some people more than others. In your life, it's kind of like you dip in and out of it, a place where things don't quite work out the way they should. But for some people, the negative zone tempts them. And they end up going in, going in all the way.


Sente-se um frio glaciar. A vida das pessoas e os seus pequenos porquês. A desconexão das suas ligações, as dúvidas e descobertas, as irreverências próprias do seu tempo.

Aqueles que descobrem pela primeira vez a vida e a aceitam sem tabus e sem reserva, e todos os outros que já vivem há tanto tempo e descobrem que estavam apenas a perder tempo.


O sonho americano em estado "família perfeita", que no entanto, se começa a desconjuntar numa sociedade em que outros valores emergem.

Se num dia tudo pode mudar, como se uma tempestade varresse o nosso mundo e nos gelasse o sangue nas veias deixando-nos assim, paralisados por segundos, naquele momento em que, entre a vida e a morte, todos os momentos que vivemos passam como frames de um filme pela nossa mente, este foi o dia. O dia em que a vida destas pessoas passa por uma tempestade, e esta é uma tempestade de gelo, em que nada voltará a ser igual.

Se por um lado esta é uma história tipicamente americana, com os seus dilemas domésticos aparentemente diluídos na normalidade, por outro existe por toda a parte a delicadeza do cinema oriental. Em certas imagens, em pequenos sons ou até na fatalidade que acomete as personagens.


O excelente leque de actores, alguns ainda adolescentes como Christina Ricci, Tobey Maguire e Elijah Wood, outros já com carreiras feitas Sigourney Weaver, Kevin Kline ou
Joan Allen, fazem deste filme dirigido por Ang Lee uma obra a não perder.



Montagem encontrada no Youtube, em que alguem se lembrou de juntar a imagens deste filme a musica Santa Clara dos The National. Pareceu-me bem!

Sem comentários: