quinta-feira, julho 08, 2010

Agora uma estação de rádio...


Era ouvinte assídua da Rádio Clube até à última reestruturação que deixou a região de Portalegre sem sinal. Na frequência da Rádio Clube passou a ser emitida a M80.

A justificação seria a adopção de um novo posicionamento dirigido a um “ouvinte adulto e urbano que gosta de estar informado mas também gosta de boa companhia enquanto viaja ou trabalha”. Portalegre capital de distrito, embora no interior do país, foi deliberadamente excluída deste perfil.

Nessa altura questionei a Rádio via email porque me senti lesada. Sugeriram-me que ouvisse a M80 e perderam de vez uma ouvinte. Porque a M80, por melhor serviço que preste no seu segmento, não pode substituir o serviço feito por uma rádio com noticiários e actualizações permanentes, com programas de análise e debate sobre a sociedade portuguesa e também com programas sobre música que ultrapassavam a mera playlist formal.

Apesar de não ser ouvinte (porque não me é possível ser!) deixa-me surpresa a noticia do Público de hoje, segundo a qual a Rádio Clube cessará as emissões já no próximo domingo e a mesma frequência passará a transmitir, a partir de dia 12, musica dos anos 60 e 70 com apenas 3 noticiários diários.

Traduzindo. Passamos de uma rádio "pensante", informativa, que fazia diferença na vida das pessoas que a ouviam, para a uma Jukebox antiga que retransmite três vezes por dia noticiários produzidos em bloco numa redacção partilhada por outras emissoras.


Solução simplista, economicista e para ouvidos preguiçosos.
Mais 36 colaboradores excluídos.
Mais uma página escrita a negro na actualidade dos meios de comunicação social no país.



2 comentários:

Unknown disse...

Ahahah, adorei a parte do teres feito 26 anos e teres deixado de ser jovem. Alias, adorei o post inteiro, realmente, o mundo de alguns nao é o mesmo que o nosso.

Angie Mendes disse...

Isto é infelizmente uma realidade! Obrigada pela visita aqui ao blog e pelo comentário. É sempre agradável recebe-los. :)