quinta-feira, setembro 23, 2010

Inception (2010)


No final do filme uns quantos espectadores saíram sem ar porque viram algo brilhante, outros saíram agastados porque não gostaram menos nada, outros saíram ainda meio confusos e a precisarem de ver o filme mais uma vez para perceber em que grupo de enquadram.
Eu gostei. As obras não têm de ser consensuais, e quanto mais estranhas e polarizadas sejam as opiniões sobre elas, mais eficazes foram em nos colocar a mente a funcionar.
Gostei do argumento, da ideia original e depois da solução visual para nos contar a história.
Gostei das interpretações de jovens actores, com muitas provas para dar, em conjunto com outros que começam a ter carreiras consolidadas.


Leonardo DiCaprio insiste em melhorar de filme para filme. Fico à espera para ver qual será o seu passo seguinte.
Lembra-me de quando andava no ciclo preparatório e a sua cara juvenil, com aquela moldura lourinha, aparecia semana sim semana sim na capa de uma Superpop ou daquelas revistas Bravo, muitas vezes escritas em alemão, que nós comprávamos só para ver as fotografias.
Depois da fase Titanic e Romeu e Julieta e depois da adolescência sonhadora, gostar do Leo era coisa "brega" e de meninas mal letradas. Parece que essa realidade vai mudando aos poucos, a idade e a experiência fazem milagres pelas carreiras de quem sabe geri-las de um modo inteligente.

Sem comentários: