quinta-feira, setembro 23, 2010

Murder, My Sweet (1944)

Philip Marlowe é um detective privado, personagem querida ao Film Noir. É mais um homem só que vagueia entre um escritório sombrio e uma conta bancária vazia, não tem nada a perder e por isso não consegue deixar nenhum mistério em paz, apesar de não lhe faltarem oportunidades para abandonar o caso de forma airosa.

Em Murder, My Sweet Philip Marlowe é interpretado por Dick Powell, Personagem mítica, este detective aparece de seguida The Big Sleep (1946), onde Bogart fez as honras perante uma deslumbrante Lauren Bacall .
Mas a personagem não morre por aqui e para além de um grande numero de aparições em TV, como por exemplo, a de 1978 onde é interpretado por Robert Mitchum, logo em 1946 aparece em Lady in the Lake, outro Noir de referência, interpretado e realizado por Robert Montgomery.


Temos um detective privado, um trabalho aparentemente simples que se transforma numa grande trapalhada, uma jóia desaparecida e uma trama por resolver. Há a moça com boas intenções mas que ele não consegue descortinar e a diva, em quem ele pressente o perigo inebriante deste o primeiro momento. Interpretada por Claire trevor, a femme fatale é neste filme a mais clássica das personagens, má, calculista e tão apaixonante como perigosa.

Vemos o filme como resultado do depoimento de Marlowe na esquadra, ferido e de olhos vendados tentando explicar-se e ilibar-se daquela intrincada história.

O filme tem momentos expressionistas brilhantes, como a sequência do sonho de Marlowe e mesmo os jogos de luz e sombra tão característicos do Noir são neste filme mais intensos, mais presentes e expressivos.


Curiosidade:
O filme é uma adaptação de romance de Raymond Chandler, "Farewell, My Lovely" , mas os produtores recearam que com este nome o filme fosse confundido com um musical, ainda por cima Dick Powell tinha já uma carreira consolidada em musicais.

Sem comentários: