domingo, outubro 10, 2010

The Letter (1940)

[Clicar na capa para ver Trailer]

"To the most memorable entertainments you ever seen...Warner Bros. add a Motion Picture that is destined to take its place beside the greatest!

Bette Davis in W. Somerset Maugham's Brilliant Success...
The Letter

What are the forbidden secretes in the letter?
What is the strange spell that made this woman defy the unwritten law of the Orient?

A lady one minute...A Tigress the next!
Another Glorius trimph from the screen's most celebrated star!...

With herbert Marshall, James Stephenson, Gale Sondergaard, Bette Davis.
The Letter
It's the Trill of your life!"

O textos dos trailers dos anos 40 são no mínimo deliciosos!

The Letter tem uma abertura monumental, Leslie Crosbie, interpretada pela magnifica Bette Davis, assassina a sangue frio o seu antigo amante numa cena memorável.

Leslie Crosbie enventa então então uma meticulosa história sobre uma visita inesperada e uma tentativa de violação que ninguém quer desmentir e que parece irrefutável. O único veredicto possível parece ser a absolvição pois agiu em sua legitima defesa. Surge neste ponto "A carta" prova da sua culpa e a sua condenação.


Mas no Oriente a justiça tem outras formas e Leslie apesar de ajudada por um atormentado advogado e ilibada perante a lei, não encontrará redenção.

o Filme está povoado de pequenos imagens simbólicas que funcionam como premonições. As nuvens que encobrem ou libertam a luz da lua, o punhal pelo qual Leslie passa as mãos demoradamente numa loja no bairro chinês... as persianas que ora se fecham ou abrem criando um padrão de cárcere no rosto de Leslie uma metáfora do estado de espírito que atormenta a personagem.
Leslie não deixou de amar o homem que matou e essa é a pena que terá de cumprir.



O final do filme é diferente da peça original porque a produção se recusou a deixar que a personagem ficasse impune do crime de adultério e de assassinato.

Sem comentários: