terça-feira, fevereiro 15, 2011

Sementeiras II - Tomates e Pepinos


Como disse há alguns dias, a sementeira é ainda uma ciência obscura para mim. Mas tenho de começar por algum lado. As sementes de courgette plantadas em lugar definitivo ainda não deram sinal de vida, o que não é de estranhar. Fevereiro tem-nos mostrado do que é feito e o Inverno parece não acabar. Frio, chuva e dias muito cinzentos não têm produzido a energia solar necessária e a vida está ainda em hibernação.
Mas como eu me sinto entusiasmada com a Horta e na Internet encontram-se tantas dicas boas resolvi fazer uma sementeira de tomates e pepinos para ver como corre.

Depois de espreitar o Borda d'Agua e de pequena pesquisa na Internet pude ver que Fevereiro é um mês adequado para semear estas espécies. Comecei por não saber bem em que recipientes o haveria de fazer, no Agrocentro existem tabuleiros de esferovite adequados a sementeiras, mas tem mais de 200 "buracos" individuais. Mesmo se transformasse o terraço numa produção intensiva não teria espaço para tantas plantas após germinadas!
Apanhei então esta dica, copos de plástico. Fiz um pequeno buraco para a drenagem - usei um clip aquecido na chama do fogão - e enchi-os de terra na qual depositei algumas sementes.

[Sementes de pepino - Sementes de Tomate]

Seis copos de pepinos e seis copos de tomates. E depois de uma primeira rega depositei-os no sótão, debaixo de um telha de vidro por onde entra a luz solar.
Está frio e chove por Portalegre, por isso achei que não seria boa ideia deixar a sementeira na rua.

Agora é só esperar que venha o sol e faça a sua parte.
Com sorte, temos salada de alface, tomate e pepino este Verão.


Sem comentários: