sábado, maio 23, 2015

Eu e ...o vinho.



Eu e o vinho temos uma "coisa", falamos muito desde cedo. Eu é que levei muito tempo a compreende-lo.

Porque saber beber vinho é um caminho que se faz caminhando, uma aprendizagem ao longo da vida, um processo de envelhecimento em cascos de carvalho francês, uma maturação lenta enquanto os cheiros do dia a dia nos aproximam de cheiros, de tons e a estória dos homens nos ensina os processos de fabrico, as singularidades de cada região até ao pormenor de cada casa.

O vinho é um universo que não acaba e eu ainda nem saí desta galaxia. Mas quero sair. Quero viajar.

Quero saber de castas, de regiões, de acidez, de mineralidade, de processos de envelhecimento e de todo o pequeno pormenor, por mais peculiar que possa ser.

Daqui e de outras terras, porque o vinho é uma idioma universal.

De tudo o que o vinho nos tem para oferecer o torpor do álcool é o menos interessante, o vinho é vida dentro de uma garrafa.

Vivemos muitas vidas enquanto saboreamos vinho. Só isso explica a paixão.

E não é isso que procuramos a todo o momento, viver outras vidas?

Seja num bom livro, num filme ou num vinho extraordinário?

O tempo "engarrafado"? Sensações que não são nossas mas que podemos viver?

Eu e o vinho temos essa "coisa", e andamos a namorar há algum tempo.

Decidi declarar-me.

Um dia foi o jornalismo, hoje é o vinho. Espero um dia poder harmoniza-los.



Sem comentários: