quarta-feira, outubro 04, 2006

Coração Selvagem

Dois jovens amantes vivem uma complexa relação amorosa, fugindo da perseguição da mãe dela em uma exótica e perturbadora viagem pelo sul dos Estados Unidos. Dirigido por David Lynch (Cidade dos Sonhos) e com Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe e Isabella Rossellini no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.
Ficha Técnica Título Original: Wild at Heart
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 98 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1990
Estúdio: PolyGram Filmed Entertainment / Propaganda Films
Distribuição: Samuel Goldwyn
CompanyDireção: David Lynch


No fundo uma história de amor entre pessoas estranhas, num mundo estranho. O mundo de David Lynch.
Em que tudo tem um ar abstracto, circense. Em que as pessoas e os objectos são puras alusões a um mundo imaginário, cruel digno de um filme terror, mas ao mesmo tempo muito longe disso. A exuberância visual nos filmes de Lynch fazem com que as suas personagens horrendas o não sejam, os coxos, os anões, as mulheres desvairadas, as fantasias. Tudo surge com a única intenção de dar cor e vida a uma simples história de amor.
Mas as personagens no imaginário de Lynch são sempre mais que meras pessoas, elas atingem sempre uma profundidade diferente, têm sempre algo mais para nos dizer.
Assim tinham as personagens de Mulholland drive ou as de Twin Peaks. Existe sempre um mundo paralelo e que me impressiona. Mais do que fazer filmes que mexem em pequenos segredos do quotidiano, David Lynch remexe constantemente naquele lado obscuro da nossa mente, sussurra-nos ao ouvido que em todos existe um pouco de loucura. Deixa-nos pistas aqui e ali daquilo que é para ele a moral da história, que é implícita e nunca linear.
Um filme muito estranho (e outra coisa não se poderia esperar de Lynch), muito bom que nos conta uma história de amor, só que de maneira diferente, desvairada, vivida ao longo de uma estrada em dias de fuga na procura da liberdade. È um amor selvagem.

Sem comentários: