sexta-feira, setembro 24, 2010

Film Noir Foundation


Para ler, saber curiosidades e ver vídeos sobre o tema.

quinta-feira, setembro 23, 2010

Murder, My Sweet (1944)

Philip Marlowe é um detective privado, personagem querida ao Film Noir. É mais um homem só que vagueia entre um escritório sombrio e uma conta bancária vazia, não tem nada a perder e por isso não consegue deixar nenhum mistério em paz, apesar de não lhe faltarem oportunidades para abandonar o caso de forma airosa.

Em Murder, My Sweet Philip Marlowe é interpretado por Dick Powell, Personagem mítica, este detective aparece de seguida The Big Sleep (1946), onde Bogart fez as honras perante uma deslumbrante Lauren Bacall .
Mas a personagem não morre por aqui e para além de um grande numero de aparições em TV, como por exemplo, a de 1978 onde é interpretado por Robert Mitchum, logo em 1946 aparece em Lady in the Lake, outro Noir de referência, interpretado e realizado por Robert Montgomery.


Temos um detective privado, um trabalho aparentemente simples que se transforma numa grande trapalhada, uma jóia desaparecida e uma trama por resolver. Há a moça com boas intenções mas que ele não consegue descortinar e a diva, em quem ele pressente o perigo inebriante deste o primeiro momento. Interpretada por Claire trevor, a femme fatale é neste filme a mais clássica das personagens, má, calculista e tão apaixonante como perigosa.

Vemos o filme como resultado do depoimento de Marlowe na esquadra, ferido e de olhos vendados tentando explicar-se e ilibar-se daquela intrincada história.

O filme tem momentos expressionistas brilhantes, como a sequência do sonho de Marlowe e mesmo os jogos de luz e sombra tão característicos do Noir são neste filme mais intensos, mais presentes e expressivos.


Curiosidade:
O filme é uma adaptação de romance de Raymond Chandler, "Farewell, My Lovely" , mas os produtores recearam que com este nome o filme fosse confundido com um musical, ainda por cima Dick Powell tinha já uma carreira consolidada em musicais.

Inception (2010)


No final do filme uns quantos espectadores saíram sem ar porque viram algo brilhante, outros saíram agastados porque não gostaram menos nada, outros saíram ainda meio confusos e a precisarem de ver o filme mais uma vez para perceber em que grupo de enquadram.
Eu gostei. As obras não têm de ser consensuais, e quanto mais estranhas e polarizadas sejam as opiniões sobre elas, mais eficazes foram em nos colocar a mente a funcionar.
Gostei do argumento, da ideia original e depois da solução visual para nos contar a história.
Gostei das interpretações de jovens actores, com muitas provas para dar, em conjunto com outros que começam a ter carreiras consolidadas.


Leonardo DiCaprio insiste em melhorar de filme para filme. Fico à espera para ver qual será o seu passo seguinte.
Lembra-me de quando andava no ciclo preparatório e a sua cara juvenil, com aquela moldura lourinha, aparecia semana sim semana sim na capa de uma Superpop ou daquelas revistas Bravo, muitas vezes escritas em alemão, que nós comprávamos só para ver as fotografias.
Depois da fase Titanic e Romeu e Julieta e depois da adolescência sonhadora, gostar do Leo era coisa "brega" e de meninas mal letradas. Parece que essa realidade vai mudando aos poucos, a idade e a experiência fazem milagres pelas carreiras de quem sabe geri-las de um modo inteligente.

domingo, setembro 19, 2010

Gilda...

Gilda: Got a light?
Uncle Pio: Yes, Mrs. Mundson. It is so crowded here and yet so lonely.
Gilda: How did you know?
Uncle Pio: You smoke too much. I noticed only frustrated people smoke too much and only the lonely people are frustrated.

quinta-feira, setembro 16, 2010

terça-feira, setembro 14, 2010

Sharon Jones "This Land is your land"





Uma música despida e ainda assim maravilhosa.

It is far harder to kill a phantom than a reality.
Virginia Woolf

sexta-feira, setembro 10, 2010

Setembro...

Costuma ser o meu mês.
Aquele em que a vida pula e avança.

Os anos...



Sinto que a juventude é demasiado cruel com a nossa possibilidade de abnegação, com o nosso espírito de sacrifício e com a nossa capacidade de esperar para que algo aconteça.
Vive como uma criança mimada e birrenta sempre em ponto de ebulição.
É difícil que ela seja tão urgente e exigente e se sinta sempre a correr contra um relógio imaginário, que esteja sempre em perda e desilusão e ache que o tempo lhe escorre pelas mãos como areia dentro de uma ampulheta.


domingo, setembro 05, 2010

Film Noir: Bringing Darkness to Light (2006)

Um olhar de quem escreve, realiza e interpreta o cinema nos dias de hoje, sobre este mundo obscuro e difícil de definir que é o filme Noir.
Será um estilo? Um género?Uma expressão da visão norte-americana pós-guerra da natureza humana? Resquícios do expressionismo alemão trazido pela emigração forçada de autores, nos momentos de tensão da Europa próxima II Guerra Mundial? Ou apenas o resultado de baixos orçamentos e da liberdade dada aos realizadores de filmes de série B?
E qual é afinal o momento definidor do Filme Noir, qual é o primeiro filme?

Edward Dmytryk, Jane Greer, Sydney Pollack, Brian Hegeland, James Ellroy, Paul Schrader, e Frank Miller entre muitos outros falam sobre estes e outros aspectos.
O documentário acaba também por ser um guia sobre títulos a não perder, autores e dicas para a compreensão deste género especifico de cinema que brilhou nos ecrãs nos anos 40 e 50 do século passado.

quinta-feira, setembro 02, 2010

FEATURED PROJECT | SANDMAN

SANDMAN (Trailer)

Film Synopsis

SANDMAN examines the life and work of Mark Sandman, deceased frontman of Boston “low rock” band Morphine. From his Newton, Mass., roots to his travels across America and around the globe, Sandman left an indelible imprint as one of the most distinctive musicians of his generation. Along with revisiting the “unique and sultry sound” of his music, SANDMAN explores the meaning of family through this critically praised and personally conflicted singer, songwriter and innovative instrumentalist.

The pursuit of Sandman’s turbulent story has led filmmakers Robert G. Bralver, Jeff Broadway and David Ferino to New York, Boston, San Francisco, Los Angeles, London and Rome. Among those appearing in the film are members of the Sandman family, Seth Mnookin ( Vanity Fair), Nic Harcourt (Los Angeles Times, KCRW), Steve LaBate (Paste), Ben Harper, John Medeski, Les Claypool (Primus), Mike Watt (The Stooges), Josh Homme (Queens of the Stone Age) and members of Morphine: Dana Colley, Billy Conway and Jerome Deupree.

The film is currently in post-production and will be entering festivals worldwide in 2011

Mal posso esperar...